Matéria Principal
A confraternização aconteceu no dia 21 de dezembro, no Guararema Park Hotel e reuniu mais de 130 pessoas, entre colaboradores da Renova e familiares. As crianças aproveitaram a presença do papai Noel que entregou brinquedos a elas, os adultos participaram de diversos jogos e atividades propostos pela monitoria do hotel.
Baseado em sua tese de doutorado defendida na UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Sérgio Pinto Amaral, engenheiro ambiental da Petrobras, escreveu seu primeiro livro, "Sustentabilidade Ambiental, Social e Econômica nas Empresas", o qual foi lançado, recentemente, pela Editora Tocalino.
FEVEREIRO

Seminário de Saúde e Meio Ambiente – Com visita técnica

Data: 10 e 11
Local: São Paulo – SP
Realização: Ambiance Consultoria
Informações: (11) 5096-2521/ 5093-9885
E-mail: saudemeioambiente@terra.com.br

Partes de três arquipélagos desabitados do Oceano Pacífico estão sendo reservadas pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, como monumentos nacionais, protegidos contra a exploração de petróleo, gás e a pesca comercial. Trata-se do maior esforço de preservação ambiental nos oceanos em toda a história.

As três áreas, que totalizam 505.760 quilômetros quadrados, incluem as Fossas Marianas e águas e corais ao redor de três ilhas desabitadas nas Ilhas Marianas do Norte, Atol Rosa e Samoa Americana, e sete ilhas encadeadas ao longo do equador no Pacífico.

A gestão ambiental brasileira mudou de mãos em 2008. Depois de muito desgaste, desde 2007, com embates envolvendo o Ministério do Meio Ambiente com a Casa Civil, o Ministério da Agricultura, o de Energia, e por fim, o Ministério de Assuntos Estratégicos, a ministra Marina Silva pediu demissão. Cinco dias antes, o Plano Amazônia Sustentável foi lançado e seria administrado por Mangabeira Unger, ministro de Assuntos Estratégicos. Organizações-não-governamentais lamentaram a saída da ministra e afirmaram que o fato ilustrava o descaso do governo federal com a questão ambiental (confira na ECOLUNA – Terceiro setor reage à saída de Marina Silva do MMA).

A situação definitivamente não está boa para os recifes de coral, equivalentes marinhos das florestas tropicais em importância para a biodiversidade. Um estudo que acaba de ser publicado na revista "Science" por Glenn De'ath e seus colegas do Instituto Australiano de Ciências Marinhas mostra problemas sérios de crescimento em mais de 300 colônias do coral Porites, comum na Grande Barreira de Corais da Austrália. Desde 1990, o crescimento deles caiu 15% - o pior nível dos últimos 400 anos.

O ministro Carlos Minc reafirmou na quinta-feira (1°), após participar da solenidade de posse dos novos secretários municipais do Rio de Janeiro, sua disposição de colaborar com o Município em todas as questões relacionadas ao meio ambiente, especialmente na solução de problemas inerentes às grandes cidades como a emissão e tratamento de esgoto.

O Direito Ambiental é um tema novo na legislação brasileira e por isso desperta tanto interesse e curiosidade. Por isso, para tirar algumas dúvidas convidamos Maurício da Gama Soares, advogado especialista na área, professor universitário e de pós-graduação.

Informativo Renova: Apesar de ser uma ciência jurídica nova, o Direito Ambiental já conta com princípios específicos que o diferenciam dos demais ramos do direito. Você poderia nos contar um pouco sobre quais são esses princípios e quais os seus objetivos?

Agência Duca