Matéria Principal
A festa de final de ano do Grupo Renova acontecerá no próximo dia 21 entre as 8 e 17 horas no Hotel Guararema Park em Guararema e contará com a presença de aproximadamente 200 pessoas entre colaboradores e familiares.

A confraternização é uma forma de reunir colegas e família num ambiente agradável...
Baseado em sua tese de doutorado defendida na UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Sérgio Pinto Amaral, engenheiro ambiental da Petrobras, escreveu seu primeiro livro, "Sustentabilidade Ambiental, Social e Econômica nas Empresas", o qual foi lançado, recentemente, pela Editora Tocalino.

O principal fundo da ONU para ajudar nações pobres a se adaptarem a mudanças climáticas está com tão pouco dinheiro que não poderá realizar reuniões no ano que vem, disse o chefe de seu conselho diretor neste sábado.

Richard Muyungi, um funcionário do governo da Tanzânia que preside o Conselho de Adaptação do Fundo, disse à Reuters à margem das conversações da ONU sobre clima, que se realizam de 1 a 12 de dezembro, em Poznan, que os doadores têm de pagar vários milhões de dólares com urgência apenas para manter o fundo funcionando.

O mercado mundial de compra e venda de cotas de emissão de gases causadores do efeito estufa cresceu 41% na primeira metade deste ano, para 38 bilhões de euros, segundo dados apresentados nesta quarta-feira (3) pela Associação Internacional de Comércio de Emissões (IETA).

As transações de cotas de dióxido de carbono (CO2), o gás mais poluente, também aumentaram nos primeiros seis meses de 2008, passando das 1,2 bilhão de toneladas de 2007 para aproximadamente 1,84 bilhão de toneladas.

O governo brasileiro quer reduzir em 72% o índice de desmatamento na Amazônia até 2017. O Plano Nacional sobre Mudança do Clima, lançado nesta segunda-feira (1°) no Palácio do Planalto, prevê a redução de 40% no primeiro quadriênio, 30% no segundo e 30% no terceiro, atingindo cinco mil Km2 em 2017. Isso equivale a 4,8 bilhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) a menos na atmosfera. O documento aponta outras medidas a serem tomadas nas áreas de produção de energia elétrica, álcool, biodiesel e carvão. "Isso é mais do que o esforço de todos os países desenvolvidos. A Inglaterra, por exemplo, quer reduzir 80% até 2050", avaliou o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

A 14ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que será realizada de 1º a 12 de dezembro em Poznan (Polônia), faz parte de uma agenda que começou com a Eco-92, no Rio de Janeiro - um calendário voltado para a luta contra o aquecimento global.
Seguem as principais etapas deste combate nos âmbitos científico e diplomático:
- 1988: Criação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC em inglês), pela Organização Meteorólogica Mundial e o Programa para o Meio Ambiente das Nações Unidas a pedido do G7 (os sete países mais industrializados).

O Direito Ambiental é um tema novo na legislação brasileira e por isso desperta tanto interesse e curiosidade. Por isso, para tirar algumas dúvidas convidamos Maurício da Gama Soares, advogado especialista na área, professor universitário e de pós-graduação.

Informativo Renova: Apesar de ser uma ciência jurídica nova, o Direito Ambiental já conta com princípios específicos que o diferenciam dos demais ramos do direito. Você poderia nos contar um pouco sobre quais são esses princípios e quais os seus objetivos?

Agência Duca